domingo, 12 de abril de 2009

X-MEN


Em um futuro próximo há pessoas que são o próximo degrau na escada evolucionária humana, os mutantes. Dotados de um fator X em sua carga genética, cada mutante desenvolve um tipo diferente de poder e muitas vezes precisam aprender a controlá-lo, pois só se manifesta na adolescência ou mesmo quando se tornam adultos. Os mutantes sofrem um grande preconceito, pois os humanos em geral não entendem os poderes deles e temem que os mutantes, por serem superiores às pessoas comuns, irão perseguir a raça humana. Do lado dos mutantes, o combate a esse preconceito não acontece de modo uniforme. Alguns mutantes, os X-Men, são liderados pelo Professor Xavier (Patrick Stewart), um telepata, e pretendem vencer o preconceito por meios pacíficos, convencendo o público de que humanos e mutantes podem conviver em paz. No entanto a Irmandade dos Mutantes, comandada pelo temível Magneto (Ian McKellen), que pode alterar e modificar a estrutura dos metais, declarou guerra aos humanos, pois está cansado de tanta perseguição e humilhação. O ódio e o medo que os humanos sentem pelos mutantes está à beira do fanatismo, principalmente por causa de uma campanha antimutantes liderada pelo senador Robert Kelly (Bruce Davison). Particularmente dois mutantes serão envolvidos nesta luta: o primeiro é Wolverine (Hugh Jackman) que, dotado de incrível força, não lembra do seu passado; e o segundo éVampira (Anna Paquim), uma jovem que absorve toda a força vital de qualquer pessoa que ela toque, sendo que se o contato for um pouco prolongado esta pessoa morrerá. Estes dois mutantes são disputados pela Irmandade dos Mutantes e pelos X-Men, pois cada facção quer fortalecer seu lado. A diferença é que Xavier quer os mutantes para também ajudá-los a compreender e controlar seus poderes, enquanto Magneto precisa dos dois, Vampira em especial, para levar a cabo o plano de atingir os líderes mundiais, que pretendem decidir o futuro dos mutantes na Ilha de Ellis, Nova York.

COMENTARIO:

X-men é, sem dúvida nenhuma, a melhor adptação de comics para o cinema. Desde o roteiro até os efeitos, tudo tem uma grande qualidade.
Pra começar: Bryan Singer teve a manha de fazer um filme não só pra espectadores fãs de gibi ou do desenho. Ele conseguiu atrair um público que nunca tinha visto (ou ouvido falar de) X-Men. Isso foi possível graças ao ótimo roteiro, que apresenta os personagens pricipais de maneira correta e inteligente. A história de todos se cruzam na Mansão do Professor Xavier, QG dos X-men. E aquele começo, num campo de concentração, quebra qualquer dúvida de que esse filme não é mais um filminho pra crianças. É pra qualquer idade.
O tom mais dramático que o roteiro toma só conta pontos à favor do filme, tornando-o o atual, pois explora o preconceito da humanidade contra tudo que não segue regras fixas, contra tudo que não é xerox do modelo de homem/mulher perfeitos. Isso é a melhor coisa do filme: a discussão que ele causa.
As atuações estão mais do que adequadas: Hugh Jackman (grande revelação do filme) está perfeito com Wolverine. Anna Paquim faz de Vampira uma garota mais insegura, o que torna a personagem mais interessante ao longo da projeção. Ian McKellen e Patrick Stuart são um caso à parte. Suas atuações trazem VEROSSIMILHANÇA ao filme. E isso não é pouco, pois vale lembrar que X-Men é baseado numa história de super-heróis. Halle Berry, James Marsdem, Famke Janssen, Rebecca Romjim-Stamos, Tyler Mane e Ray Park completam o time dos mutantes, todos competentes em suas atuações.
A direção firme de Bryan Singer não deixa o filme (nem o espectador) cair no sono nem por um segundo, desde o campo de concentração (onde somos apresentados ao personagem de Ian Mckellen) até o clímax , na Estátua da Liberdade. Essa parte é, por sinal, um show de efeitos visuais bem utilizados.
Os efeitos são outra coisa boa de X-Men. Eles não estão lá simplesmente por estar. São usados com cautela e em momentos estratégicos da história. As metamorfoses de Mística são extremamente bem-feitas e bacanas. A trilha também é legal, não chega a ser AQUELA trilha, mas funciona.
Não deixe de assistir X-Men porquê você não curtia os quadrinhos, ou porquê não sabe nada sobre os mutantes. O filme funciona pra todos, até pra quem nunca tinha ouvido falar em Wolverine, Vampira, e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário