terça-feira, 30 de março de 2010

STAR TREK - JORNADA NAS ESTRELAS


Sinopse:
James Tiberious Kirk é um jovem rebelde inconformado com a morte de seu pai. Certo dia, recebe convite para fazer parte da formação de novos cadetes para a frota estelar. Uma vez lá conhece Spock, um vulcano que optou por deixar seu planeta porque é metade humano e discordava do preconceito. Durante o treinamento, e também na primeira missão, os dois vivenciam novas experiências provocadas por seus estilos diametralmente opostos. Assim, Spock, o cerebral, e Kirk, o passional, viverão uma grande aventura ao lado de outros tradicionais integrantes da tripulação da U.S.S. Enterprise, a mais avançada nave da época.
Comentário:
Criado por Gene Roddenberry, o cultuado seriado chega mais uma vez aos cinemas. Sob a direção de J.J. Abrams(Missão Impossível III), um fã confesso da série original, Star Trek traz uma trama que se centra na origem da formação dos cadetes que tripularão a mais avançada nave da federação, a U.S.S. Enterprise.

domingo, 28 de março de 2010

GUERRA DOS MUNDOS


Sinopse:
Ray Ferrier é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente a vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie e Rachel, quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chagarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígina à terra, que faz com Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.
Comentário:
O que acontece quando você junta um dos livros mais comentados da época, com a presença de Steve Spielberg, Tom Cruise e da novata e mega-talentosa Dakota Fanning, bate tudo no liquidificador, acresenta efeitos especias e manda pra Hollywood? Acertou, Guerra dos Mundos é um dos filmes sobre extraterrestre mais malvados já criados.

JUMPER


Sinopse:
David Rice é um Jumper, alguém capaz de teleportar para qualquer lugar do planeta quando queira. Ele usa seus poderes para se divertir, até que um dia descobre que esta sendo perseguido por uma organização secreta, que pretende matar todos os Jumpers. A partir de então David se uni a outro Jumper e passa a enfrentar uma guerra que já existe a milhares de anos.
Comentário:
Liman consegue transportar o público para grandes paisagens mundiais e adicionar seu protagonista nas mais belas imagens proporcionais pela própria natureza, conseguindo uma incrivel direção de arte e um realismo fenomenal em suas cenas agitadas, com efeitos especiais de primeira linha. O problema é o enrendo fraco, e deixa a pressão nas mãos de Christensen, que ainda necessita de uma grande evolução como ator.

CONSTANTINE


Sinopse:
John Constantine é um experiente ocultista e exorcista, que literalmente chegou ao inferno. Juntamente com Angela Dodson, uma policial cética, ele investiga o mistérioso assassinato da irmã gêmea dela, Isabel. As investigações levam a dupla a mundo sombrio, em que precisam lidar com demônios e anjos malvados.
Comentário:
Constantine é um dos mais obscuros e profundos hérois já vistos no cinema. Seu carisma é escondido pela fumaça do cigarro, e mesmo assim sua presença consegue ser marcante. Em meio a tantos hérois sem contesto, Jonh Constantine é um marco. O Elenco base também de demonstra bastante intrigante. Rachel Weisz é uma das belas e talentosas atrizes do cinema atual, e está perfeita neste filme. As imagens são marcantes e com cores fortes, mostrando que não existe uma barreira entre o inferno e o céu. Apenas a terra como divisão. O roteiro não apresenta muita inteligência, as falas são banais, mas a trama ainda assim é intrigante e espantosa, e a idéia do filme bastante original.

APOCALYPTO


Sinopse:
Jaguar Paw levava uma vida tranqüila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império Maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria contruir mais templos e realizar mais sacrifícos humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado pelo amor que sente por sua esposa e pelo filho, ele realiza uma corrida desesperada para chegar e salvar sua família.
Comentário:
Mel Gibson realmente está mostrando que tem talento de sobra e conhecimento para conceder ótimas produções, além de conseguir a proeza de mixar filmes Blockbuster e adicionar arte. Após o sucesso do polêmico A Paixão de Cristo nas bilheterias, ele ressurge com este filme que não fica atrás. Imagens belissímas e um ritmo frenético poderiam facilmente transformar a trama em um ótimo filme de ação, mas Gibson vai além. Ele gravou todo o filme com a linguagem Yucateca, original da tribo em que se passa a história, e ainda consegue empregar humor, ação e um toque de cinema Hollywoodiano.

CREPÚSCULO


Isabella Swan e seu pai, Charlie, mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen, um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Isabella em risco.
Comentário:
Antes mesmo de se tornar um fenômeno de vendas, uma adaptação para os cinemas do livro de Stephenie Meyer já havia sido encomendada pela Summit Entertainment. Para sorte da produtora e da autora, quando o livro foi lançado se tornou febre mundial entre os adolescentes e a adaptação ganhou um destaque maior. Os efeitos especiais são a grande desilusão: com baixo orçamento, nenhuma grande tomada de efeito especial é bem trabalhada, tudo parece mal finalizado. No importante momento em que Edward mostra como reage ao sol, muitas pessoas riram da precáriedade do CGI.

A VIAGEM DE CHIHIRO


Sinopse:
Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembrança de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que leva a mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que à própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao encontrar com seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.
Comentário:
A viagem de Chihiro é um filme que deve ser assistido por fãs de filmes de animação e principalmente por quem não é muito fã. Muita gente acha chatíssimo aqueles desenhos que vem do Japão que por razões que desconheço agradam em cheio a criançada. Mas esta produção que custou U$ 19 milhões não merece ser tratada com um simples Dragan Ball Z e congêneres. Esqueça tudo aquilo, assistir A Viagem de Chihiro é algo surpreendente e merece com toda honra o Oscar de melhor animação e o Urso de Ouro no festival de cinema de Berlim (foi o primeiro longa metragem de animação a ganhar o prêmio em toda a história do festival).

sábado, 27 de março de 2010

A ERA DO GELO 3


Sinopse:
Manny e Ellie estão à espera de seu primeiro filho. Sid encontra alguns ovos de dinossauros, o que faz com que passe a ter sua própria família adotiva. Só que o roubo faz com que se meta em apuros, com a mãe dinossauro vindo atrás de seus rebentos. Ela leva os três filhotes e ainda Sid para um mundo subterrâneo, onde os dinossauros ainda existem, o que obriga Manny, Ellie e Diego a irem em busca para resgatá-lo.
Comentário:
Não é todo dia que um brasileiro assina a direção de um filme de grande porte na atual e desde sempre concorrida Hollywood.Parece que Carlos Saldanha conseguiu burla as regras do maior representante do capitalismo no cinema e garantiu o seu retorno à direção da série A Era do Gelo. Nesta terceira incursão ao mundo da animação, Carlos nos entrega uma atração ainda mais cuidadosa no auge dos efeitos especiais. A animação esta impecável, a aventura coerente e a Era do Gelo ganha por agradar aos jovens, adultos e trazer uma proposta educativa e didática sobre ética e interdisciplinaridade.

A ERA DO GELO


Sinopse:
Em plena Era Glacial, um grupo de animais, incluindo um tigre dentes-de-sabre, um mamute e uma preguiça gigante, encontra uma criança perdida. Juntos, eles decidem procurar a familia do menino, para que possam devolvê-lo.
Comentário:
Como nos filmes feitos por computador, esse tem bichinhos bem feitos, e com suas própria personalidade, ai nós brasileiros saimos perdendo....explico, infelizmente o filme dublado o personagem Sid, ganhou uma voz caipira, que não combina em nada com o bicho, ficando estranho e alterando um pouco as coisas, mas não chega a comprometer o filme. Apenas fica o toque, de que apesar de bem feita a dublagem desta vez a vozes nunca fizeram tanto a diferença em uma história.