sábado, 11 de abril de 2009

HOMEM DE FERRO



Sinopse:
Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser seqüestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora, mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter-ego do Homem de Ferro.

COMENTARIO:

O que determina o quão bom será um filme de super-heróis não são os efeitos especiais ou o número de cenas de ação. Eles importam sim, mas não tanto quanto o aprofundamento dos personagens principais, seus medos, seus erros e acertos, em fim, sua essência. Foi com esse intuito que 'Homem-Aranha' e 'Batman Begins' obteram sucesso gigante da crítica: eles não só exploravam os efeitos visuais, como também a personalidade de cada um de seus personagens.
E eis que surge este 'Homem de Ferro', entrando para o hall de melhores adaptações de HQ's, com personagens incríveis e detalhados e cenas de ação de tirar o fôlego.
Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau ('Zathura').
O diretor Jon Favreau resume o sentimento em suas próprias palavras: "Foi uma dessas oportunidades raras em que a combinação do que todos levaram para a mistura elevou o filme a ponto de exceder minhas melhores expectativas. Foi um ato de equilíbrio incluir na produção uma visão nova, ainda que nos mantendo fiel ao gênero. Sinto que fizemos um filme sólido, que atrairá um público abrangente, assim como os leitores da história em quadrinhos que cresceram com o personagem 'Homem de Ferro'." E agradou!
O elenco, grandioso, consegue dar mais vida ao filme e convence em seus personagens. Downey Jr. tem cara de ser um playboy metido, passando ao seu personagem um certo ar de arrogância, que para os fãs da HQ é um prato cheio. Gwyneth Paltrow está, como sempre, perfeita, assim como Terrence Howard. E o sumido Jeff Bridges, retorna à sua melhor forma como Obadiah Stane.
Se o bom elenco é um ponto positivo para os personagens do filme, os efeitos especiais e a direção de Favreau completam o desempenho do ótimo blockbuster. Durante as quase duas horas de projeção, ele consegue manter o ritmo frenético e não desaponta os cinéfilos: 'Homem de Ferro' é ação do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário